- 18 de setembro de 2021
- Publicado por: skuldbr
- Categoria: Diagnóstico empresarial

Médicos experientes conseguem diagnosticar a maioria das doenças, e com base no diagnostico podem determinar ações terapêuticas capazes de resolver o problema de um paciente. Diagnósticos clínicos malconduzidos podem levar a conclusões equivocadas e a adoção de abordagens terapêuticas ineficazes ou pouco eficientes. Quando isso ocorre, a eficácia do tratamento, o quadro clínico do paciente e o desfecho da situação podem agravar o quadro de saúde de uma pessoa, e em casos extremos o paciente pode chegar inclusive ao óbito.
A mesma lógica que se aplica para o tratamento de pacientes pode ser replicada para a avaliação empresarial, onde as empresas precisam de tempos em tempos realizar diagnósticos e avaliar os seus desempenhos para identificar problemas e riscos que ela pode ter, e com isso conseguir elaborar planos de ações e ou de intervenção para que consigam se adequar e resolver os problemas e pontos diagnosticados.
Empresas que não observam as suas operações, que não avaliam os seus indicadores e a sua performance, e que negligenciam problemas organizacionais, podem sofrer diversos retrocessos, como perda de eficiência nas suas operações, aumento de rotatividade e diminuição de comprometimento de seus funcionários, aumento de custos, redução de receitas, diminuição da lucratividade, aumento no número de erros e falhas, e em muitas situações entrarem em processo de insolvência e falência, com prejuízo para a vida de pessoas, donas ou não, que dependem da empresa.
Como se não fosse o bastante, além das empresas precisarem se preocupar com as suas especificidades internas, elas também precisam observar as questões externas que também lhe afetam. Para entender esse ponto, seguem alguns questionamentos que podem ser realizados:
- Como a sua empresa se posiciona e se adequa frente a globalização e a concorrência acirrada?
- A sua empresa acompanha a evolução tecnológica, o surgimento de novos produtos e soluções?
- Como a sua empresa lida com as mudanças econômicas e com o surgimento ou alteração das necessidades dos seus clientes?
- A sua empresa está adequada e consegue acompanhar a todas as legislações e normativas que regem as suas operações?
Perceba que foram apenas algumas perguntas, e muitas outras poderiam ter sido feitas, o que indica que as empresas precisam se atentar, além dos fatores internos, também para os fatores externos que podem lhe afetar.
Por conta destes fatores, as empresas precisam se conhecer bem, entendendo das suas potencialidades, fraquezas e particularidades, e dessa forma conseguirem traçar os planejamentos e estratégias capazes de garantir a sua manutenção e atuação no mercado.
Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar o que pode ser entendido por diagnóstico empresarial, e discute nos seus objetivos específicos:
- Discutir como as empresas podem fazer um bom diagnóstico empresarial;
- Elencar as etapas que precisam ser seguidas para a sua realização;
- Apresentar os potenciais benefícios que as empresas podem obter com a realização de um bom diagnóstico.
O que é Diagnóstico Empresarial?
Diagnóstico empresarial é uma metodologia que faz o mapeamento e a avaliação detalhada do funcionamento de uma empresa, com objetivo de identificar as suas forças, fraquezas e dificuldades, bem como avaliar riscos, ameaças e oportunidades que podem alterar a forma de funcionamento e a performance da empresa.
O principal aspecto do diagnóstico é identificar todos os desvios, riscos e problemas da empresa tendo como foco a adequação e a resolução destas questões, bem como avaliar e identificar todas as melhorias e oportunidades que podem ser desenvolvidas para dessa forma melhorar a performance da organização. Para isso, o diagnóstico empresarial procura avaliar 3 pontos principais, que são:
- Levantar o grau de maturidade da organização;
- Avaliar os pontos fortes e fracos da empresa;
- Analisar os riscos e as oportunidades que devem ser mitigados ou desenvolvidos.
Após a realização destes pontos, os gestores devem avaliar os resultados, as prioridades e os recursos disponíveis para elaborar um plano de intervenção para aprimorarem as operações da empresa, aprimorarem o processo de gestão e controle, e gerarem valor para a organização.
Quais são os passos para a realização de um diagnóstico?
Os passos necessários para a realização de um diagnóstico empresarial podem ser aplicados a qualquer momento de forma a checar a saúde da empresa. Tal prática é saudável e permite ações preventivas, geralmente menos custosas e mais assertivas quando comparadas com problemas e resoluções emergenciais que precisam ser feitas.
Independente do momento que a empresa toma ações no sentido de diagnosticar e resolver problemas, as etapas básicas que precisam ser realizadas para a condução de um bom diagnóstico são:
- Coleta de informações: normalmente conduzidas por meio de entrevistas e questionários estruturados aplicados sobre uma amostra representativa dos colaboradores ou através da observação de processos e procedimentos com finalidade de analisar a realidade e a forma de funcionamento da empresa como um todo.
- Tabulação e análise dos dados levantados: geralmente conduzidas com técnicas estatísticas para tratamento e normalização dos dados levantados, que serão utilizados para descoberta de padrões, desvios e insights que a empresa pode revelar.
- Identificação de oportunidades e resolução de problemas: após a tabulação e análise dos dados, os pontos que podem ser aprimorados e os problemas que precisam ser resolvidos são identificados, caracterizados e priorizados para que ações de correção e melhorias possam ser desenvolvidas.
- Plano de ação: também conhecido como planejamento para intervenção empresarial são as ações e planejamentos elaborados, com a definição dos recursos, responsáveis, prazos e demais fatores que precisam ser implementados de forma a concertar os erros, mitigar e reduzir os riscos, aproveitar as oportunidades e gerar valor para a empresa.
Quais são os benefícios obtidos com a realização do diagnóstico?
O diagnóstico empresarial bem realizado, seguido principalmente de medidas e ações para aprimorar as condições da empresa permitem muitos benefícios, dentre os quais podemos destacar:
- Melhoria contínua: criar condições para implementar processos de melhoria contínua na empresa, seja para proporcionar ganho de eficiência e performance nas operações, aumento de lucratividade para os acionistas, melhoria nos produtos vendidos e serviços prestados para os clientes, além de criar condições para fornecer melhores condições para os colaboradores da empresa.
- Reduzir custos e aumentar a lucratividade: através da melhoria de processos e procedimentos, adequação das instalações, sistemas e soluções, e otimização da utilização de insumos e recursos produtivos, e possível reduzir os custos e aumentar a lucratividade da empresa. Muitas vezes tais melhorias podem ser obtidas com processos como a reengenharia de processos, investimentos em inovação e desenvolvimento de novas soluções.
- Melhorar o processo de gestão e controle: com o diagnóstico, e possível aprimorar as ações tomadas no sentido de planejamento, gestão e controle, permitindo a empresa se adiantar em relação as demandas de mercado, controlar os indicadores através do estabelecimento de métricas, relatórios e mecanismos de análise e controle, e aprimorar o processo de tomada de decisão para que ela seja mais assertiva e consiga proporcionar ganhos para a empresa.
- Cultura e clima organizacional: com relação aos colaboradores e funcionários, o diagnóstico também permite aumentar a produtividade através do aumento de engajamento, reestruturação e adequação das atividades e processos executados pelos colaborados, além de possibilitar a criação de melhores condições de trabalho.
Perceba que os benefícios podem ser diversos, e aqui foram apresentados alguns pontos que podem ser destacados. O mais importante é reconhecer os ganhos gerados, tanto para as empresas quanto para os seus processos e colaboradores que podem ser gerados com o diagnóstico e com um bom plano de intervenção empresarial.
Sobre o autor
Diego Fernandes Emiliano Silva é consultor da Skuld.
Agradecemos a todos os especialistas e envolvidos que compartilharam o seu tempo e conhecimento para a criação desta publicação.